A evolução da comunicação

0
822

Hoje, dia 17 de maio, é considerado o Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações. Mas, você sabe como começou tudo o que conhecemos hoje? Para celebrar o dia, o Blog traz uma retrospectiva da arte de se comunicar. Acompanhe:

Primeiras palavras

Há quem diga que já nos comunicávamos antes mesmo de saber formular frases. Todas nossas emoções, eram expressadas através de grunhidos e gestos. Boca-a-boca, batidas de tambor, sinais de fumaça, essa era a única forma de levar o conhecimento o mais longe possível.

Linguagem

A primeira forma de comunicação escrita encontrada foi por desenhos: os ideogramas. Era essa a maneira que os povos pré-históricos tinham para passarem informações importantes atingissem um maior número de pessoas.

A escrita, de fato

Devido a necessidade de desenvolvimento da economia, a escrita cuneiforme foi inventada. Há 3.500 anos a.C. em tabuletas de argila, os sumérios – civilização ao Sul da Mesopotâmia – escreviam na vertical com estiletes feitos de cana. Quando se queria preservar o que foi registrado, tostavam as tabuletas. Em um período parecido de tempo, o hieróglifo também surgia no Egito, que foi de onde surgiu o primeiro alfabeto.

Invenção da telecomunicação

Samuel Morse, um americano, pintor e inventor, como seu sobrenome sugere, foi o responsável pela invenção do telégrafo. Através de pontos e traços criou o alfabeto Morse em 24 de maio de 1844.

Alexander Graham Bell, o inventor escocês, em 1876 foi o responsável pela comunicação da voz humana a distância, ou seja, os primeiros protótipos de telefone. Com a ajuda de Thomas Watson, modelaram dois aparelhos idênticos, um para fazer e outro para transmitir a chamada.

O italiano, Guglielmo Marconi, foi o autor da primeira patente das transmissões sem fio por ondas de rádio. Sua demonstração foi em 1901, quando o chamado radiotelegrafo atravessou o Oceano Atlântico em sua transmissão.

O precursor do tubo dos televisores, responsável pela transmissão de imagens é Vladimir Zworykin em 1923, mas a primeira transmissão só aconteceu 4 anos depois.

Já a internet foi criada com a finalidade bélica, nos Estados Unidos, para ligar uma base a outra. Apenas depois da Guerra Fria sua utilidade teve como objetivo conectar uma pessoa a outra apenas para comunicação. Em 1971, o primeiro e-mail foi enviado por Ray Tomlinson, com o conteúdo “QWERTYUIOP”, a primeira linha de letras do teclado.

O primeiro celular foi inventado na antiga União Soviética, em 1955 por Leonard Kupriyanovich, mas seu primeiro exemplar vendido foi difundido em 1973 pela Motorola, com o modelo Motorola DynaTac 8000X.

As melhorias em todas as áreas de atuação da comunicação são constantes. Hoje, conseguimos perceber que essas invenções fizeram toda a diferença no nosso cotidiano e um dia especial para relembrar esses grandes inventores é uma recompensa justa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA