5 Curiosidades do Brasil Que Você Não Conhece

0
225

Já fazem mais de 500 anos que os portugueses pisaram no solo brasileiro e começaram a documentar tudo o que havia por aqui. Ao longo desse tempo, aconteceram tantas coisas que são inúmeras as curiosidades do Brasil que muita gente não sabe.

Se você é curioso e gosta de saber sobre fatos inusitados, confira essa lista sobre algumas das curiosidades brasileiras mais interessantes!

Sobre o que são as curiosidades do Brasil?

As principais curiosidades do Brasil podem dizer respeito a vários aspectos do país. Alguns deles são fatos históricos que não são ensinados na escola, outros são esclarecimentos de alguns mitos populares e, inclusive, há alguns dados geográficos interessantes.

1. As cores da bandeira não significa as riquezas naturais

Que nunca ouviu que o verde simboliza as florestas, o amarelo significa ouro e o azul e branco são uma referência ao nosso céu estrelado? Na verdade, a escolha das cores não tem nada a ver com isso. A bandeira brasileira foi inspirada no brasão dos Orleans e Bragança, que formavam a família real portuguesa.

2. O Brasil já foi território da Espanha

Portugal nunca perdeu o domínio para a Espanha por nenhum conflito. O que aconteceu, na verdade, foi que, depois da Guerra de Sucessão Portuguesa, foi adotada uma política de unificação entre os dois países. Entre 1580 e 1640, a União Ibérica ficou sob o controle da coroa espanhola, comandada pelos reis Felipe I, II e III. Consequentemente, todo território português pertencia aos espanhóis.

3. Dom Pedro I tinha um nome bastante extenso

O imperador brasileiro Dom Pedro I foi registrado como Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

4. O rio Amazonas pode se tornar o maior do mundo

Com o título de segundo maior do mundo, perdendo apenas para o famoso rio Nilo, muitos estudiosos estão contestando a nascente do rio Amazonas. Caso seja provado que é em outro lugar, ele pode ser reconhecido como o mais extenso do mundo. De qualquer forma, o tamanho atual tem a mesma distância necessária para ir do centro do Brasil até o México!

5. Tiradentes não foi líder da Inconfidência Mineira

Considerado um dos maiores heróis e mártires da história brasileira, Tiradentes, na verdade, não era nenhum líder. Embora ele estivesse envolvido com o movimento, ele foi usado como bode expiatório pelos verdadeiros comandantes. Sua prisão se deu ao fato de ter sido traído pelo coronel Silvério dos Reis, que o entregou em troca do perdão de suas dívidas.

Gostou de saber algumas curiosidades do Brasil? Então não deixe buscar outros artigos no blog do Netsabe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA